Todo mundo que gosta de Android – ou de smartphones, na verdade – sabe responder rapidamente qual foi o primeiro Google Phone, o G1. Fabricado pela HTC, certo? Pois bem, parece que não eram muito bem estes os planos iniciais, e a LG teria sido a escolhida, pelo menos a princípio, para fabricar o aparelho que iria apresentar o Android ao mundo.
Ontem, o The Wall Street Journal publicou uma matéria (infelizmente apenas assinantes podem ler na íntegra) em que conta que a empresa sul-coreana teria sido a primeira opção da Google para o lançamento do seu sistema operacional mobile.
Mas por que a LG deu pra trás? É claro que não estão disponíveis todos os detalhes, mas o siteUnwired View conta um pouco sobre o caso. Os primeiros protótipos Android deveriam ser como um BlackBerry, ou seja, com a tela menor, não-sensível ao toque, e com um teclado físico, o que já estaria acertado entre Google e LG. Entretanto, o lançamento do iPhone, em 2007, serviu de incentivo, digamos, para que a empresa de Mountain View decidisse que queria um aparelho “full screen” e sensível ao toque.
O site conta ainda que a LG já teria aparelhos melhores que o iPhone “no forno” – ou os primeirosiPhone killers – e que a empresa não gostaria de dividir as glórias com a Google que, muito provavelmente, roubaria as atenções para o Android, fazendo com que a imprensa e consumidores deixassem de lado as características de hardware e o trabalho da LG. Na cabeça dos empresários da empresa sul-coreana, eles apenas precisavam de um bom sistema operacional para apresentar seu aparelho; porém, parece que isso foi mais difícil do que se pensava.
O site Tech Crunch destaca que a, até então, desconhecida HTC, acabou ganhando a chance de lançar o G1 e se tornar conhecida no mercado dos Estados Unidos. Hoje, a empresa que antes do Android era ínfima nos EUA, é famosa como uma das melhores fabricantes de smartphones, além de ter os títulos de primeira empresa a criar um aparelho 4G e 3D.
Vale destacar que hoje qualquer problema que possa ter havido entre Google e LG parece ter passado, e a empresa sul-coreana já desenvolve aparelhos com sistema operacional Android também.
Nenhum comentário: